quarta-feira, 17 de março de 2010

Reunião de 12 de março, nosso primeiro encontro de 2010

Na sexta-feira, 12 de março, realizamos nosso primeiro encontro de formação com os professores responsáveis pela coordenação do CEDIC.
Esse encontro foi realizado em novo formato(em período integral), atendendo a sugestão dos professores do CEDIC em avaliação no final de 2009, e contemplando os mesmos itens dos encontros de 2009: oficina, informações e estudo.
NESSE ENCONTRO:
1. Oficina:
1.1 – Presença da escritora Neli Guiguer, pela Paulinas, abordando o tema “O tupi no cotidiano brasileiro e sua historia”, remetendo-se a comunidade tupi da região de Mogi das Cruzes
1.2 - Presença do músico Gesiel de Oliveira, que por meio da música levou-as a reconhecer a abrangência da cultura indígena em nosso meio.
*Ambas propostas para o desenvolvimento de práticas de oralidade, leitura, conseqüentemente de escrita, permeadas por conhecimentos nas áreas de ciências naturais e sociais.



2. Informações importantes e necessárias:

. Ausência nas reuniões - justificativa deverá ser enviada para o e-mail andreasouza.sme@pmmc.com.br
· Organização de cronograma de atendimento *devolutiva até 19 de março, para o e-mail andreasouza.sme@pmmc.com.br
· Visita da Divisão de Orientação Pedagógica às unidades com CEDIC
· Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) – acervos complementares oferecidos pelo MEC
· Uso e funcionalidade do blog
· Visitação a 21ª Bienal Internacional do Livro/SP
· Confraternização - *nomes da comissão organizadora no proximo encontro, 16 de abril.

· Dúvidas e sugestões

3. Estudo:
Para a proxima reunião ter lido “Estratégias de leitura”, hiperlink das Matrizes Curriculares Municipais para a Educação Básica – 9 anos, Língua Portuguesa

4. Sistematização de um Plano de Ação Interdisciplinar e a aplicabilidade das atividades nele contempladas. Esse plano foi proposto por nossa equipe da Divisão de Orientação Pedagógica, como exemplo, sendo que para as próximas reuniões os planos serão propostos por professor (es) responsável(is) pelo CEDIC. Para esses planos torna-se imprescindível a relação com as Diretrizes Curriculares Municipais para a educação da infância e Matrizes Curriculares para a educação básica.

*No nosso próximo encontro, em 16 de abril, a professora Neusa Maria Fernandes Costa, responsável pelo CEDIC das EM"Cecilia de Souza Lima Vianna (Profª)" e EM(R) "Eunice de Almeida (Profª)" fará a sistematização e aplicação de um Plano de Ação.